Esporte

Senado aprova a criação da Semana da Educação Olímpica e Paralímpica

Projeto de lei inclui semana no calendário escolar das instituições públicas


28/03/2023 21h04

O Senado aprovou, nesta terça-feira (28), em votação simbólica, o projeto de lei que inclui no calendário escolar das instituições públicas a Semana da Educação Olímpica e Paralímpica. Segundo a Agência Senado, o PL 5.015/2019 retorna à apreciação da Câmara dos Deputados.

O projeto foi aprovado com a emenda do relator e senador Confúcio Moura (MDB-RO), estabelecendo que a semana comemorativa tenha por referência a data de 23 de junho, Dia Olímpico Internacional. A Semana será realizada anualmente, em período a ser determinado pelo estabelecimento escolar ou respectivo sistema de ensino.

Leia também: TV Cultura exibe decisão entre Novorizontino e Noroeste na semifinal do Paulistão A2

O texto incluiu ainda adequação redacional proposta pela senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) e pelo senador Flávio Arns (PSB-PR). O objetivo foi contemplar as pessoas com deficiência, com a inclusão do termo “paralímpica” na proposição (PL 4.129/2012, na origem).

De autoria do ex-deputado federal João Arruda, o projeto estabelece que a semana comemorativa terá caráter multicultural e deverá ser desenvolvida interdisciplinarmente em cada unidade de ensino, de acordo com o projeto pedagógico.

Na justificativa do projeto, os autores lembram o princípio 1 da Carta Olímpica, conjunto de regras e guias para a organização dos Jogos Olímpicos. O princípio “reforça a tese de que associando o esporte com a cultura, a educação, e promoção da saúde e o meio ambiente, o olimpismo estimula o desenvolvimento de um estilo de vida calcado na alegria do esforço, no valor educativo do bom exemplo e no respeito aos princípios fundamentais universais”.

Leia também: Veja quais jogos de futebol acontecem nesta terça-feira (28) e onde assistir

Confúcio Moura votou pela aprovação da matéria. Para ele, “é inegável que a escola apresenta ambiente ideal para a promoção do olimpismo”. O projeto havia sido aprovado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), em fevereiro de 2020.




ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Justiça mantém decisão que obriga Apple a vender iPhones com carregador

Dino nega ter sido informado previamente pela Abin sobre ataques de 8 de janeiro

Mais de 600 cursos de licenciatura têm qualidade insatisfatória no Enade, diz MEC

Bolsonaro usou fazenda de Nelson Piquet para guardar joias da Arábia Saudita

Tarcísio de Freitas recebe alta após procedimento de retirada de cálculo renal na Inglaterra