Itália bloqueia ChatGPT temporariamente após suspeita de violação de privacidade de dados
Autoridades abriram uma investigação sobre o chatbot, desenvolvido pela empresa OpenAI
31/03/2023 12h00
A Agência de Proteção de Dados da Itália informou nesta sexta-feira (31) que decidiu bloquear temporariamente o uso do chatbot ChatGPT da OpenAI e abriu uma investigação sobre uma suspeita de violação das regras de coleta de dados do aplicativo.
Leia mais: Ex-atleta paraolímpico Oscar Pistorius tem liberdade negada
O órgão também acusou o aplicativo de inteligência artificial de não verificar a idade de seus usuários. Ele deve ser restrito para pessoas com 13 anos ou mais.
A decisão, que tem "efeitos imediatos", terá como consequência "a limitação provisória do tratamento dos dados dos usuários italianos relativamente à OpenAI", afirma em comunicado.
A agência italiana alegou “a ausência de qualquer base legal que justifique a recolha e armazenamento massivo de dados pessoais para ‘treinar’ os algoritmos subjacentes ao funcionamento da plataforma”.
Até o momento, a OpenAI não se pronunciou sobre a decisão. De acordo com agência de notícias Ansa, a empresa não tem sede na União Europeia, mas designou um representante para a região e deve comunicar em até 20 dias as resoluções em relação ao caso.
Leia também: Estados Unidos irá aumentar preço de taxa em vistos para turistas e estudantes
REDES SOCIAIS