Agentes de segurança da CPTM iniciam operação com câmeras corporais nesta sexta-feira (31)
Serão 160 câmeras utilizadas em todas as cinco linhas da companhia
31/03/2023 15h45
A partir desta sexta-feira (31) os agentes de segurança da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) passarão a utilizar bodycams, câmeras acopladas aos uniformes para filmagem e gravação de ocorrências.
As 160 câmeras serão utilizadas por agentes próprios da companhia e ficarão ligadas durante todo o período de uso. A gravação será acionada a partir do momento em que for observado que uma situação pode sair do controle desses colaboradores.
Os agentes passaram por treinamento prévio para utilizar o equipamento. “Esperamos um efeito civilizador dentro do sistema. Queremos que o uso da câmera pelos nossos agentes ajude a coibir práticas proibidas no sistema, como comércio ambulante, desacato e até outros crimes mais graves”, afirma Iran Figueiredo Leão, Gerente de Segurança da CPTM.
Leia também: Primeiro sistema de pedágio eletrônico do país começa a funcionar na rodovia Rio-Santos
De acordo com ele, as cinco linhas da companhia terão agentes munidos de câmeras. “Assim como imagens dos nossos trens e estações, as imagens ficarão à disposição da companhia e serão encaminhadas imediatamente à autoridade policial assim que solicitadas”, explica o gerente.
Com a utilização das bodycams, a CPTM espera uma redução das abordagens e intervenções, visto que o infrator poderá se inibir e não praticar o delito. “As imagens também servem como evidências em processos judiciais, além de propiciarem redução de denúncias e reclamações”, completa Iran.
A licitação para a compra das câmeras contemplou também a aquisição de 12 estações para o download de imagens. O contrato para a compra das câmeras foi fechado em julho de 2022, pelo valor de R$ 421 mil.
Leia também: Advogado de Donald Trump afirma que ele não será algemado ao se entregar à Justiça
“Com essa nova tecnologia à disposição da nossa equipe de segurança, fortalecemos o nosso compromisso de garantir uma viagem segura para os nossos passageiros”, afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.
REDES SOCIAIS