Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

GettyImages
GettyImages

A Prefeitura de São Paulo começa nesta segunda-feira (3) a remoção de barracas da população em situação de rua que estejam armadas durante o dia em locais públicos, como calçadas e praças. A ação tem início após decisão da Justiça.

A liminar que impedia a prefeitura de fazer essa retirada foi derrubada pelo desembargador Ribeiro de Paula na última sexta-feira (31). Cabe recurso à decisão.

A retirada das barracas por parte dos fiscais municipais estava suspensa desde fevereiro, por uma decisão da juíza Juliana Brescansin Demarchi Molina, da 7ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo. A magistrada havia acatado uma ação popular movida por Guilherme Boulos (PSOL), padre Julio Lancelloti e outras seis pessoas.

Pelo decreto estabelecido em 2020, os fiscais da subprefeitura da Sé, que cuida das ações de zeladoria da região, estão proibidos de retirar pertences pessoais da população de rua.

Leia também: Tigre falante e até porrada com o Superman: as dez melhores histórias de Shazam

Paulistão 2023: Água Santa vence o Palmeiras por 2 a 1 neste domingo (2)

Dessa forma, só é proibido recolher objetos “que caracterizem estabelecimento permanente em local público, principalmente quando impedirem a livre circulação de pedestres e veículos, tais como camas, sofás, colchões e barracas montadas ou outros bens duráveis que não se caracterizem como de uso pessoal”.

No último sábado (1º), o prefeito Ricardo Nunes (MDB) elogiou a decisão de derrubar a liminar: "Muito, muito importante essa decisão que cassa a liminar, onde o seu autor defende as barracas nas ruas e calçadas de São Paulo. Rua não é endereço, barraca não é lar. Não é digno pessoas nas ruas expostas ao sol, chuva, sem banheiro, sem chuveiro, torneira".

O padre Júlio Lancellotti, coordenador da Pastoral do Povo da Rua de São Paulo, também se manifestou em uma rede social sobre a decisão. "A covardia e violência legalizadas de novo. A Prefeitura de São Paulo, sem oferecer nenhuma alternativa de moradia com autonomia e dignidade, ainda toma as barracas onde o povo de rua mora."

Em nota, a prefeitura informou que "a Subprefeitura Sé reunirá as equipes para o andamento nas ações em toda a região Central, após o cumprimento da suspensão do serviço desde 17 de fevereiro".