Arte e Cultura

Vai viajar com os filhos no feriado? Confira algumas dicas

Especialistas tiram dúvidas acerca do uso correto e seguro das cadeirinhas de carro e sobre viagens de crianças longe das mães


28/03/2018 14h40

O feriado da Sexta-Feira Santa está chegando e muitas famílias vão viajar com as crianças. Nessa hora, podem surgir diversas dúvidas, como o uso correto e seguro das cadeirinhas de carro e a idade adequada para os filhos viajarem longe de suas mães. No Momento com o Especialista desta semana, a psicanalista Anna Mehoudar, a coordenadora nacional da ONG Criança Segura, Gabriela Guida, e a pediatra Denise Lellis tiram dúvidas dos pais sobre o tema.

Irei viajar sozinho com o meu filho de 3 anos e 5 meses. Ficaremos uma semana fora. Ele aguentará a saudade da mãe?

- Jeremias Resende

Resposta: Eu diria que seu filho de três anos e meio tem todas as condições para sair apenas com você e acredito que possa ser um passeio muito bacana, ou até quase inesquecível. Talvez você fique um pouco preocupado em sair com o seu filho sem levar a mãe dele junto, mas, para a criança, ela pode e talvez deva sair apenas com o pai. Ele tem plenas condições de ir alternando essa relação, que apenas justifica ter a presença obrigatória da mãe no começo da vida.

- Dra. Anna Mehoudar


Nesta semana, vi uma matéria no Facebook afirmando que o mais seguro é colocar a cadeirinha ou o bebê conforto no meio, não no canto do banco. É correto posicionar a cadeirinha no meio do banco, onde o bebê tenha a visão do painel na frente?

- Yasmin Feltros

Resposta: Yasmin, você está certíssima. O meio é a posição mais segura, porque a gente protege a criança também das batidas laterais. É onde ela recebe menos impacto, porém, é preciso que haja aquele cinto de três pontos, para instalar a cadeirinha de forma correta. Senão, se tiver só o cinto abdominal, é melhor manter em um dos cantos mesmo.

- Gabriela Guida


Tenho quatro filhos: 8 anos, 5 anos, 3 anos e 3 meses. Como faço para usar cadeirinha? O carro não dá para todas as cadeirinhas. O que faço?

- Alex Oliveira

Resposta: Oi Alex, tudo bem? Situação difícil de resolver mesmo. Seu filho de 8 anos precisa apenas do cinto de segurança, a criança de 5 anos precisa apenas do assento de elevação. Então eles poderiam ir no meio, e ambos de cinto.

A criança de 3 anos ainda precisa de cadeirinha virada para frente e a de 3 meses precisa do bebê conforto virado para trás, até um ano de idade.

Nenhum deles deve andar sem cinto nem no banco da frente do carro. No banco da frente, só depois dos 10 anos, ok?

- Denise Lellis

Confira outras dicas de segurança no transporte dos pequenos em edição do Momento Papo de Mãe sobre o assunto.

Envie você também a sua pergunta pelo e-mail: momento@papodemae.com.br.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA: Mulher é acusada de iniciar um incêndio florestal após acender fogo para ferver urina de urso

OAB solicita ao STF que incite governo adotar medida de combate à fome no país

"Já comprei a algema", ironiza Luciano Hang antes de ir à CPI da Covid

Gastos no cartão corporativo da presidência aumentam na gestão de Bolsonaro

“Tudo o que excede R$ 2 não é nossa responsabilidade”, diz presidente da Petrobras sobre gasolina