Bruno Dantas fala sobre o combate às "fake news" no Roda Viva: "O TCU foi pioneiro"
O presidente do TCU relembra episódio que propagandas do Banco do Brasil foram tiradas do ar por estarem em sites que fomentavam a desinformação
03/04/2023 23h45
O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, está no centro do Roda Viva desta segunda-feira (4).
Ao relembrar a ação do TCU de tirar do ar propagandas do Banco do Brasil em sites que continham informações falsas em 2019, Murillo Camarotto, repórter do Valor Econômico, questiona como está a recente atuação do Tribunal e qual a visão de Bruno Dantas sobre essa questão.
Em resposta, ele afirma que houve um debate no próprio Plenário se o tema seria ou não de competência do órgão. De todo modo, o presidente da instituição revela que o TCU já atuava no combate à desinformação quando em outros lugares ainda se começava a falar sobre a utilização de "fake news" pelo estado e da monetização de sites de discurso de ódio:
"O TCU foi pioneiro. Veja que naquela época nem o Supremo Tribunal Federal estava mergulhado nessa questão com esse viés", esclarece.
Assista ao trecho:
Ainda em referência ao episódio apresentado por Murillo Camarotto, Bruno Dantas destaca os valores que estavam envolvidos nas divulgações de propagandas em sites que continham notícias falsas:
"O TCU suspendeu todo o orçamento de publicidade digital do Banco do Brasil. Era um orçamento de 30 milhões de reais e que, em 2019, subiu para 130 milhões de reais. Esse valor estava sendo canalizado para monetizar sites de 'fake news'. O Tribunal suspendeu não só os contratos, mas todo o orçamento de publicidade digital para que o banco mostrasse que era capaz de construir uma comunicação que respeitasse os pilares do estado de direito", finaliza Bruno.
Leia também: “O presente tem que ser de baixo valor”, afirma Bruno Dantas sobre joias de mais de R$17 milhões recebidas por Bolsonaro
Assista ao programa completo:
Participam da bancada de entrevistadores Andreza Matais, editora executiva do Estadão em Brasília, Murillo Camarotto, repórter do Valor Econômico em Brasília, Bárbara Baião, analista política no Jota, Patrik Camporez, repórter do Globo em Brasília, e Idiana Tomazelli, repórter da Folha de S. Paulo em Brasília.
Com apresentação de Vera Magalhães, o Roda Viva vai ao ar toda segunda-feira ao vivo, às 22h, na TV Cultura, site da emissora, canal do YouTube, e nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS