Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Agência Brasil
Reprodução/Agência Brasil

A 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) bateu recorde de escolas e municípios cadastrados. Segundo comunicado da organização divulgado nesta terça-feira (4), foram constatados mais de 18,3 milhões de alunos participantes. Esse número é cinco vezes maior que o de inscritos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022, que registrou 3,4 milhões de estudantes, o segundo menor número desde 2005.

Considerada a maior competição científica do país, a OBMEP é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). 

Os recordes registrados foram tanto no número de escolas, 55,3 mil instituições, quanto no de municípios, com 5.563 cidades. Esse último valor corresponde a 99,87% dos municípios do Brasil.

Destinada aos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, a competição teve um aumento de aproximadamente 300 mil participantes em relação ao ano anterior, quando 18,1 milhões de alunos foram inscritos.

Aumento de premiações

Ao todo, serão distribuídas 650 medalhas de ouro, 1.950 de prata e 5.850 bronzes aos que receberem as melhores pontuações. Embora leve no nome “Escolas Públicas”, a olimpíada também é realizada em escolas particulares, com premiações que ocorrem separadamente. Em 2023, o número de medalhas destinado a escolas privadas foi dobrado.

Leia mais: Senado aprova inclusão de Adhemar Ferreira da Silva e Pedro Américo no Livro dos Heróis da Pátria

Como funcionará a 18ª OBMEP?

A olimpíada acontece em duas fases:

  • 1ª Fase: 30 de maio - 20 questões objetivas
  • 2ª Fase: 7 de outubro - 6 questões discursivas.

Aqueles que conquistarem as medalhas serão convidados a participar do Programa de Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), com incentivo de bolsas para os estudantes de escolas públicas.

Além disso, os mais bem colocados de cada estado também serão premiados. Para isso, foram destinadas cerca de vinte mil medalhas.

Leia mais: Reino Unido multa TikTok em R$ 80 milhões por usar dados de crianças

A edição desse ano homenageará os 200 anos de nascimento do cientista Alfred Russel Wallace. As inscrições foram encerradas no dia 17 de março.