Notícias

Abril Lilás: Câncer de testículo é predominante em homens de 15 a 50 anos

A campanha tem como objetivo alertar sobre os sintomas da doença e incentivar a realização dos exames preventivos


05/04/2023 10h58

Para conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção do câncer de testículo, é realizada a campanha Abril Lilás, que tem como objetivo alertar sobre os sintomas da doença e incentivar a realização dos exames preventivos.

Leia mais: Caixa Econômica libera consulta a lote extra do PIS 2023; veja como conferir benefício

O autoexame ajuda a identificar suspeitas sobre este tipo de câncer, que, apesar de raro, atinge os homens em idade reprodutiva, entre 15 e 50 anos, e é o predominante nesta faixa etária, sendo que a fase de maior incidência no mundo é entre 15 e 34 anos.

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Patologia, Dr. Clóvis Klock é fundamental que os homens façam o autoexame e visitem o urologista ao perceber qualquer alteração de tamanho, forma e textura do testículo.

“É um tipo de câncer com baixa mortalidade. Quando há detecção precoce, o câncer de testículo é geralmente curado”, afirma o patologista, médico que dá o diagnóstico final sobre se há ou não câncer, caso haja doença, qual o estágio em que ela está e qual a classificação do tumor.

“É importante que a descida dos testículos seja verificada na infância por um pediatra e corrigida, de preferência antes da criança completar dois anos, como forma de reduzir o risco para o futuro jovem e adulto”, conclui o médico.

Outros fatores relacionados ao maior risco são o histórico familiar deste tumor, a infertilidade, e a exposição a agrotóxicos. Além disso, é recomendado que trabalhadores expostos a agrotóxicos realizem exames de rotina para o diagnóstico precoce do câncer de testículo.

Leia também: Médica da Marinha é promovida e se torna primeira almirante negra da história

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil tem 206 mil pessoas em situação de rua, aponta pesquisa; SP lidera o ranking

Caixa Econômica libera consulta a lote extra do PIS 2023; veja como conferir benefício

Médica da Marinha é promovida e se torna primeira almirante negra da história

"Superlua Rosa" poderá ser vista nesta quinta-feira (5) no Brasil

PM Ambiental prende três pessoas em operação contra loteamento ilegal em Ubatuba