A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), junto com a prefeitura de São Paulo, determinou o aumento da altura dos semáforos de pedestres em toda capital paulista. A medida visa evitar o furto de cabos e vandalismo.
"As ocorrências de furto ou vandalismo de equipamentos semafóricos vêm crescendo ano após ano, afetando o funcionamento de semáforos convencionais para veículos como para pedestres", explicou a CET em nota.
A altura padrão dos semáforos é entre 1,90 e 2,1 metros, conforme o modelo de coluna instalado. Quando há necessidade, o equipamento pode subir e ficar de 2,9 a 3,5 metros.
A medida foi adotada após a divulgação dos dados de furtos dos cabos dos postes. Entre 2019 e 2022, o crescimento foi de 206,5%. No primeiro ano, foram registradas 1.969 ocorrências, e no último ano foi para 6.035.
Leia também: Anvisa emite alerta sobre novos casos de falsificação de Botox
Consequência dos furtos, segundo a CET, é o o desligamento de todo o sistema devido ao curto-circuito gerado. Isso impacta até mesmo nos semáforos que não sofreram vandalismo.
A cidade de São Paulo possui o maior parque semafórico do país com 6.600 cruzamentos e cerca de 19 mil semáforos de pedestres.
Além da altura, a CET tem feito a concretagem e a soldagem das tampas das caixas de passagem da fiação.
Leia também: ‘A Noite': Primeiro arranha-céu da América Latina pode virar hotel depois de mais de 90 anos
REDES SOCIAIS