A China fez exercícios militares próximos a Taiwan e a ilhas que pertencem ao Japão, segundo informou o Ministério da Defesa japonês nesta segunda-feira (10). A mídia estatal chinesa também confirmou a realização das operações.
O Ministério da Defesa de Taiwan disse que, até as 10h da manhã desta segunda (horário local), 59 aviões chineses se aproximaram da ilha. Destes, 39 entraram na Zona de Defesa Aérea de Taiwan.
Os exercícios militares fazem parte de uma série de manobras realizadas pela China nos últimos dias, no momento em que cresce a tensão na Ásia. As movimentações chinesas entre sábado (8) e domingo (9) simulam ataques a alvos-chave em Taiwan. Os testes são uma resposta à visita da presidente de Taiwan aos Estados Unidos na última semana.
Leia também: Conheça as HQs que vão ajudar James Gunn a revolucionar a DC no cinema e na TV
A tal da Segunda-Feira de Páscoa
O governo japonês informou que os exercícios militares realizados próximos de ilhas do país foram feitos com um porta-aviões chinês durante simulações de ataques aéreos. O Ministério da Defesa do Japão disse que caças a jato e helicópteros decolaram e pousaram no porta-aviões chinês mais de 100 vezes entre e sexta e domingo.
Além disso, o governo do Japão confirmou que navios militares chineses chegaram a 230 quilômetros da ilha japonesa de Miyako. Autoridades dos dois países se reuniram nesta segunda-feira (10) para discutir preocupações marítimas.
REDES SOCIAIS