Arte e Cultura

​Ivan Capelatto fala sobre responsabilidade no Café Filosófico deste domingo

O psicoterapeuta explica a importância dos sentimentos vivenciados desde a primeira infância para a formação do indivíduo. Atração vai ao ar às 21h, na TV Cultura, no YouTube e no aplicativo Cultura Digital


29/03/2018 18h56

Neste domingo (1/4), o Café Filosófico, em parceria com o Instituto CPFL, recebe o psicólogo e psicoterapeuta Ivan Capelatto. Em sua palestra, intitulada Responsabilidade: uma virtude psíquica ou uma aquisição cultural?, o convidado fala sobre a ligação entre os sentimentos da primeira infância e as noções de comprometimento adquiridas durante essa fase da vida. O programa inédito, apresentado por Clarissa Kiste, vai ao ar às 21h, na TV Cultura, no YouTube e no aplicativo Cultura Digital.

Temos visto muitas ações na política, na educação, nas questões do meio ambiente e mesmo nas relações sociais que têm nos levado a repensar o sentido de responsabilidade hoje. Essa habilidade de dar respostas ao que escolhemos, assumir as consequências de nossos atos e cuidar de nós e dos outros, por exemplo, é algo que se desenvolve desde a primeira infância.

A responsabilidade, entendida como a arte de responder pela própria liberdade de escolha e suas consequências, é analisada na atração por meio de ideias filosóficas, sociológicas e psicanalíticas. Mestre em Psicologia Clínica e Psicanálise pela PUC Campinas, Capelatto mostra como os sentimentos de ansiedade, medo, raiva e angústia - base para a formação e o desenvolvimento do sentido de responsabilidade durante os anos subsequentes - são vivenciados pelas pessoas mesmo enquanto ainda bebês.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA: Mulher é acusada de iniciar um incêndio florestal após acender fogo para ferver urina de urso

OAB solicita ao STF que incite governo adotar medida de combate à fome no país

"Já comprei a algema", ironiza Luciano Hang antes de ir à CPI da Covid

Gastos no cartão corporativo da presidência aumentam na gestão de Bolsonaro

“Tudo o que excede R$ 2 não é nossa responsabilidade”, diz presidente da Petrobras sobre gasolina