Bolsonaro critica Lula por dizer que os EUA incentivam a guerra entre Rússia e Ucrânia
Para ex-presidente, declaração dada na China representa "mais um vexame para a política externa brasileira"
16/04/2023 17h50
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por dizer que os Estados Unidos incentivam a guerra entre Rússia e Ucrânia.
Leia também: Ex-político e irmão são mortos a tiros na Índia enquanto estavam ao vivo na televisão
Em publicação nas redes sociais neste domingo (15), Bolsonaro compartilhou um trecho da fala do petista e escreveu na legenda: “Lula, Dilma e Stédile, juntos, mais um vexame para a política externa brasileira”.
A declaração do presidente foi dada nessa sexta-feira (14), em conversa com jornalistas em Pequim, na China. “É preciso que os Estados Unidos parem de incentivar a guerra e comecem a falar em paz. É preciso que a União Europeia comece a falar em paz pra gente poder convencer o Putin e o Zelensky que a paz interessa a todo mundo”.
Mais cedo, no fim da viagem aos Emirados Árabes, Lula voltou a falar sobre assunto e acusou os EUA e a Europa de prolongarem a guerra na Ucrânia, além de defender a criação de uma espécie de "G20 político" para restabelecer a paz.
“O presidente Putin não toma iniciativa de paz, o Zelenski não toma iniciativa de paz. A Europa e os Estados Unidos terminam dando a contribuição para a continuidade desta guerra”, expõe.
REDES SOCIAIS