Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

O Roda Viva recebe Guilherme Derrite, secretário de Segurança Pública do estado de São Paulo, nesta segunda-feira (17).

O jornalista César Galvão traz dados para o programa. Nos dois primeiros meses do ano houve um aumento de 21,5% no número de roubos na região de Campos Elíseos, e 16 registros de roubo por dia na região da Praça da Sé. Assim, ele pergunta se reequipar a região central é uma alternativa para diminuir os índices na região.

Derrite afirma que pode ser sim uma solução, mas oferece outras alternativas. Na visão dele, repor o efetivo policial, que atualmente está defasado, pode ser um outro caminho para diminuir os crimes na região central.

Porém, ele dá foco em outro ponto. Segundo o própria, a Polícia Militar realizou a Operação Impacto, que gerou uma queda nos crimes da região central. “No mês de março, os índices já não são como esses que mostrou. Acompanhamos os dados semanalmente”, garante.

Leia também: “Fecha as pernas”: SPTrans lança campanha contra "manspreading"

O convidado ainda traz um outro projeto, sugerido pelo comandante geral da Polícia Militar, de criar um novo batalhão para a região. Um estudo de viabilidade já foi iniciado.

“Não seria um batalhão para atuar única e exclusivamente na Cracolândia. Ele também vai atuar na região. E a prioridade desse batalhão é que as companhias sejam formadas com policiais em motocicletas. Nós já estamos vendo que 80 policiais nas motos estão ajudando a reduzir os índices na área central”, revela.

Derrite garante que o novo batalhão iria criar novas vagas para policiais e não iria atrapalhar profissionais que moram muito longe da região.

Assista ao trecho completo:

Participam da bancada de entrevistadores Débora Freitas, apresentadora da rádio CBN, Mariana Zylberkan, repórter do jornal Folha de S. Paulo, César Galvão, jornalista especialista em reportagens de Segurança Pública, Marcelo Godoy, repórter especial e colunista do Estado de S. Paulo, e Renato Sérgio Lima, diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Com apresentação de Vera Magalhães, a entrevista vai ao ar ao vivo, a partir das 22h, na TV Cultura, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.