Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação / SP Trans
Divulgação / SP Trans

A SPTrans, responsável pela gestão dos ônibus na cidade de São Paulo, iniciou no último domingo (16) uma campanha para que as pessoas respeitem o espaço no transporte público. A nova edição do “Jornal do Ônibus” traz a imagem de um homem com as pernas abertas e alerta para o incômodo que esse gesto pode causar.

Intitulada “Respeite o espaço das outras pessoas”, a campanha visa trazer a conscientização sobre a prática tão recorrente nos ônibus municipais. Dessa forma, cartazes com essas informações estarão até o dia 30 de abril nos 12,9 mil coletivos que operam na capital paulista.

“Não ocupe mais de um assento no ônibus. Respeitar o espaço de quem viaja ao seu lado é um ato de cidadania”, destaca o informativo. 


    Leia também: PGR se manifesta a favor de revogação da prisão de Anderson Torres

    De acordo com o SPTrans, a campanha registrou cerca de 2 milhões de visualizações nas redes sociais em menos de dois dias de implantação da iniciativa. 

    O que é manspreading?

    Em publicação nas redes sociais, a empresa de transporte utilizou a hashtag “manspreading” a fim de trazer novamente o debate da prática que já foi alvo de campanhas em diversos países.

    Também chamada de “man-sitting”, o termo em inglês se refere a quando homens se sentam com as pernas abertas invadindo ou deixando menos espaço às pessoas ao lado. A prática afeta, principalmente, as mulheres que fazem uso do transporte público. 

    Leia também: Autor de ataque a creche em Blumenau é indiciado por homicídio quadruplamente qualificado