Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

O Roda Viva recebe Guilherme Derrite, secretário de Segurança Pública do estado de São Paulo, nesta segunda-feira (17).

O diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio Lima, pergunta sobre saúde mental dos policiais de São Paulo e quais os planos para essa pauta. Os dados mostram que há 4,2 vezes mais chances de um policial cometer suicido comparado a um cidadão comum. O secretario garante que essa é uma das prioridades da atual gestão e elenca os problemas que causam depressão nos profissionais de segurança.

“O policial faz parte da sociedade. Ele carrega questões emocionais, problemas, inclusive gerados pela atividade policial, pelo risco e salário defasado. Inúmeros fatores contribuem para que chegamos nesse problema de saúde mental”, explica.

O ex-policial também conta o processo de avaliação psicológica que um profissional de segurança passa após participar de uma ocorrência de gravidade. Os Núcleos de Apoio Psicológicos para Policiais (NAPP) fazem testes e são os responsáveis por dizer se podem ou não voltar para a atividade operacional.

Leia também: PGR denuncia Sergio Moro por calúnia contra Gilmar Mendes; senador se defende

Mesmo exaltando esse projeto, Derrite afirma que é preciso fazer mais e há o projeto de se contratar psicólogos para trabalhar junto com policiais. A ideia não é ficar a carreira toda na atividade policial, mas que haja um trabalho temporário nos quartéis.

“A gente quer contratar psicólogos para trabalhar de maneira temporária. Não só na Militar, também na Civil. A saúde mental nos preocupa em todas as policias”, finaliza.

Assista ao programa completo:

Participam da bancada de entrevistadores Débora Freitas, apresentadora da rádio CBN, Mariana Zylberkan, repórter do jornal Folha de S. Paulo, César Galvão, jornalista especialista em reportagens de Segurança Pública, Marcelo Godoy, repórter especial e colunista do Estado de S. Paulo, e Renato Sérgio Lima, diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Com apresentação de Vera Magalhães, a entrevista vai ao ar ao vivo, a partir das 22h, na TV Cultura, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.