O presidente russo Vladimir Putin visitou instalações militares nas regiões de Kherson e Luhansk, na Ucrânia. A data exata da visita não foi informada pelo Kremlin.
Esta é a segunda vez que Putin entra no território ucraniano durante a guerra. Em março, o presidente esteve na cidade de Mariupol. Desta vez, porém, o líder russo participou de uma reunião de comando militar, onde o objetivo foi ouvir de autoridades a situação das ofensivas em Kherson e Zaporíjia.
Leia também: De origem paraense, JØRD fura bolha e representa o Brasil em grandes festivais de música eletrônica
Veja os principais pontos abordados pelo secretário Guilherme Derrite no Roda Viva
Em novembro de 2022, uma contraofensiva da Ucrânia fez com que as tropas russas recuassem da região de Kherson. Na época, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, visitou a cidade e chegou a questionar se “este seria o começo do fim da guerra?"
A região é considerada estratégica pelo Kremlin por conta do acesso terrestre do continente à península da Crimeia, que foi anexada pela Rússia em 2014.
O objetivo era, a partir de Kherson, alcançar outras cidades, como Odessa e Nikolaiev. Dessa forma, os russos buscavam isolar a Ucrânia do Mar Negro.
REDES SOCIAIS