Arte e Cultura

​Cultura Livre estreia temporada 2018 nesta terça-feira

Programa recebe o rapper baiano Hiran para falar sobre seu primeiro disco, Tem Mana no Rap. Vai ao ar à 00h, na TV Cultura, no YouTube e no aplicativo Cultura Digital


29/03/2018 19h10

Nesta terça-feira (3/4), o rapper baiano Hiran estreia a temporada 2018 do Cultura Livre apresentando seu primeiro disco, Tem Mana no Rap. Na nova fase, o programa conta com matérias que revelam tudo o que acontece nos bastidores da música, como o trabalho dos roadies (técnicos e equipe de apoio em viagens), a criação de cenários e a manufatura de instrumentos. Atração inédita vai ao ar à 00h, na TV Cultura, no YouTube e no aplicativo Cultura Digital.

Nascido em Alagoinhas, na Bahia, Hiran relembra sua participação no Carnaval deste ano, no bloco da banda BaianaSystem. O rapper também comenta sobre a influência da literatura em suas composições, relembra a época em que era cantor de música popular e diz como ocorreu essa migração para o estilo atual.

Na conversa com Roberta Martinelli, ele também conta como foi o processo de criação do álbum recém-lançado. No Cultura Livre, o público conhece o clipe da música Tem Mana no Rap e curte um repertório que inclui Muda, Maraiê, Demodé, Bastardo e Lovesong.

No quadro Mundo Paralelo, o percussionista pernambucano Mestre Nico revela qual é sua outra profissão além das raízes do maracatu. O programa ainda exibe uma matéria sobre Washboard, um poderoso instrumento musical. Nela, o mineiro Lumineiro, da banda Mustache e os Apaches, conta tudo sobre a tábua de lavar que serve para fazer música.

Nesta temporada, a audiência pode interagir ainda mais com o programa, enviando perguntas em vídeo pelo aplicativo Cultura Digital, além de assistir à programação em tempo real e rever edições antigas.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA: Mulher é acusada de iniciar um incêndio florestal após acender fogo para ferver urina de urso

OAB solicita ao STF que incite governo adotar medida de combate à fome no país

"Já comprei a algema", ironiza Luciano Hang antes de ir à CPI da Covid

Gastos no cartão corporativo da presidência aumentam na gestão de Bolsonaro

“Tudo o que excede R$ 2 não é nossa responsabilidade”, diz presidente da Petrobras sobre gasolina