Notícias

Prefeitura de São Paulo oferece cursos gratuitos em Tecnologia da Informação e Comunicação

Aulas acontecerão na zona leste da capital paulista, com início no dia 2 de maio; saiba como se inscrever


18/04/2023 16h41

A Prefeitura de São Paulo irá oferecer no mês de maio três cursos gratuitos na área da Tecnologia da Informação e Comunicação: Introdução à Administração de Banco de Dados, Introdução à Ciência de Dados e Business Intelligence e Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Mobile com Sistema Mobile.

Executado pela Fundação Paulistana em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Trabalho irá oferecer 90 vagas. As inscrições vão até o dia 27 de abril e podem ser feitas pela internet ou pelo telefone (11) 3251-1399.

Os estudantes também receberão gratuitamente orientação profissional para entrevistas de emprego, material didático e certificado de conclusão.

Os cursos terão carga horária de 120 horas, com aulas presenciais, e grade curricular dividida em dois ciclos: 40 horas de Introdutório de Lógica de Programação, conteúdo comum a todos os cursos, além de 80 horas seguindo as especificidades. As aulas iniciam no dia 2 de maio, e vão de segunda a sexta-feira, em três períodos (manhã, tarde e noite), no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.

Leia também: Governo anuncia R$ 3,1 bilhões para combater ataques em escolas

“O setor de TIC é um dos que mais empregam na cidade e no país, e para atender essa alta demanda de mercado, é nosso dever formar bons profissionais. Deste modo, todos saem na vantagem: o empregador, que passa a ter um profissional habilitado, o cidadão, que consegue inserção ou reinserção ao mercado de trabalho, e a economia da cidade, que por consequência se movimenta”, comenta Aline Cardoso, secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

Saiba mais sobre os cursos

Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Mobile com Sistema Mobile:

O curso tem carga horária de 120 horas, que serão divididas em 40 horas de Introdutório de Lógica de Programação e 80 horas de Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Mobile com Sistema Mobile.

Voltado para quem deseja atuar na área de tecnologia, principalmente no mercado de aplicativos para smartphone, tablets, TVs e outros dispositivos móveis, será promovido no período da manhã, das 8h às 12h.

Introdução à Ciência de Dados e Business Intelligence:

O curso tem carga horária de 120 horas, que serão divididas em 40 horas de conhecimento básico à lógica de programação e 80 horas de Introdução à Ciência de Dados e Business Intelligence.

Realizado à tarde, das 13h às 17h, irá proporcionar aos alunos conhecimento técnico para iniciar atividades de forma rápida, qualificada e consciente, transmitindo conhecimentos básicos necessários ao profissional que deseja atuar como cientista de dados.

Introdução à Administração de Banco de Dados:

O curso tem carga horária de 120 horas, que serão divididas em 40 horas de Introdutório de Lógica de Programação e 80 horas de Introdução à Administração de Banco de Dados.

Realizado no período da noite, das 18h às 22h, o aluno poderá ingressar no mercado de trabalho de maneira qualificada, tendo todos os conhecimentos técnicos básicos para ser um administrador de banco de dados.

Leia também: Saiba como baixar o Cultura Play, nova plataforma de streaming gratuita da TV Cultura

Serviço

Local: Polo 1 CFCCT, Rua Inácio Monteiro, 6900 - Cidade Tiradentes - São Paulo.

Para quem: Pessoas a partir de 16 anos, com escolaridade mínima e/ou cursando a 9ª série do Ensino Fundamental, que buscam inserção ou reinserção no mercado de trabalho e em situação de vulnerabilidade econômica.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ex-vereador de Curitiba é preso por porte ilegal de arma de fogo em Campo Largo

Fumantes gastam aproximadamente 8% de toda a sua renda mensal com cigarros

EUA diz que avião chinês fez manobra "agressiva" perto de sua aeronave; Pequim alega invasão

Lula veta projeto de lei que prevê pensão vitalícia para ex-combatentes de Suez

Sudão suspende negociações de trégua com paramilitares na Arábia Saudita