O Boas Práticas Escolares deste domingo (23) abre espaço para a cultura de paz nas escolas. O programa vai ao ar na TV Cultura, às 11h30.
Diante de episódios recentes de violência no espaço educacional, pais, professores e alunos têm reagido e buscado fortalecer a tolerância e a convivência pacífica.
A equipe conversou com alunos e professores da EMEF Campos Salles, que possui uma comissão mediadora de conflitos. A ideia da iniciativa é construir coletivamente uma cultura de diálogo e respeito, além de encontrar saídas para conflitos, favorecendo a convivência, a participação e a sensação de pertencimento.
“Eu escuto, eu gosto de escutar. Eu faço umas perguntas, eu quero que a pessoa se sinta confortável quando for falar com a comissão, o mais confortável que ela conseguir, até eu entender o que aconteceu”, conta a aluna da comissão Sofia dos Santos Souza, 11.
Tudo isso favorece o processo educativo, combate preconceitos e, assim, contribui para uma formação cidadã e para o fortalecimento de valores democráticos.
“A gente consegue dar visibilidade a quem está sofrendo. E não só identificar e visualizar esse sofrimento, mas também acolher e fazer encaminhamentos positivos”, diz Adriana Santana, professora do 5º ano e integrante da comissão de mediação de conflitos.
A escola é planejada e organizada para não ter muros, grades ou portas, e as turmas se reúnem juntas em salões. Nesta edição, o Boas Práticas ainda acompanha uma visita dos alunos à Rádio Heliópolis, para falar sobre conscientização contra fake news.
Leia também: Por que 19 de abril é considerado Dia dos Povos Indígenas?
REDES SOCIAIS