Notícias

Lula embarca para Lisboa hoje em 1ª viagem à Europa do mandato

Após visitar os principais parceiros comerciais do Brasil (China, EUA e Argentina), Lula volta atenção à Europa


20/04/2023 19h06

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca na noite desta quinta-feira (20) para Lisboa, ponto de partida de uma viagem por Portugal e Espanha

Lula concentrará a maior parte da agenda no país luso, onde terá encontros com autoridades e entregará ao cantor e compositor Chico Buarque o Prêmio Camões, que foi foi anunciado como vencedor do prêmio em 2019, mas o ex-presidente se recusou a assinar o diploma.

Leia também: Twitter remove selo azul de quem não paga por verificação

O roteiro ibérico, que terá compromissos até a próxima quarta-feira (26), marca uma nova etapa da política externa do governo. O presidente está priorizando os principais parceiros comerciais e vizinhos nas primeiras viagens do novo mandato.

Temas de conversa da viagem

Entre os temas que devem ser tratados, estão a guerra na Ucrânia e o acordo entre Mercosul e União Europeia. O presidente tem insistido na criação de um grupo de países para intermediar a paz no conflito russo. 

Brasil e Espanha têm interesse na resolução dos impasses que adiam a implementação do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, já que os dois países assumirão ainda neste ano as chefias dos dois blocos. A política ambiental de Bolsonaro, que resultou na alta do desmatamento, dificultou a negociação.

O acordo Mercosul-União Europeia é negociado desde 1999. Vinte anos depois do início das conversas, em 2019, os blocos finalizaram as negociações comerciais e, um ano depois, os chamados aspectos políticos e de cooperação — o acordo está em fase de revisão.

Leia também: Shein diz que vai investir R$ 750 milhões no Brasil e gerar 100 mil empregos

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ex-vereador de Curitiba é preso por porte ilegal de arma de fogo em Campo Largo

Fumantes gastam aproximadamente 8% de toda a sua renda mensal com cigarros

EUA diz que avião chinês fez manobra "agressiva" perto de sua aeronave; Pequim alega invasão

Lula veta projeto de lei que prevê pensão vitalícia para ex-combatentes de Suez

Sudão suspende negociações de trégua com paramilitares na Arábia Saudita