Com estoque baixo, Fundação Pró-Sangue incentiva doação de sangue antes da vacinação contra a Influenza
O apelo para doar sangue se dá diante dos baixos níveis nos estoques. A instituição está operando com menos de 40% da sua capacidade
21/04/2023 14h48
Com o início da campanha de vacinação contra a Influenza, no dia 10 abril, a Fundação Pró-Sangue, ligada à Secretaria da Saúde do Governo de SP, faz um apelo à população para a doação de sangue antes de receber o imunizante.
Leia mais: Temperatura média global de 2022 ficou 1,15ºC acima da era pré-industrial, alerta OMM
Isso porque campanhas de vacinação tendem a gerar impacto negativo na coleta de sangue nos hemocentros, devido ao fato de o protocolo de triagem dos candidatos determinar que pessoas vacinadas contra a gripe aguardem 48 horas para que fiquem aptas à doação.
Além disso, aqueles que apresentam reação adversa à vacina, como febre e dor muscular, devem esperar o término dos sintomas para doarem sangue.
A campanha de vacinação contra o vírus Influenza tem previsão de terminar no dia 31 de maio. Não bastasse, nessa época do ano, o calendário nacional de vacinação inclui a dose de reforço contra a Covid-19, que oferece um período de inaptidão para aqueles que forem doar, podendo ser de 48 horas ou 7 dias, conforme o imunizante.
O apelo da Pró-Sangue se dá diante dos baixos níveis nos estoques. A instituição está operando com menos de 40% da sua capacidade.
Os sangues dos tipos O-, O+ e B- estão em emergência (suficiente para menos de um dia). Já os tipos A- e B+ estão críticos (para um dia), sendo que o A+ e o AB- estão em alerta.
Leia também: Estradas de São Paulo têm lentidão na saída para o feriado de Tiradentes nesta sexta-feira (21)
REDES SOCIAIS