Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram @ joao_r_mendes
Reprodução/Instagram @ joao_r_mendes

O CEO e fundador da Hurb, João Ricardo Mendes, renunciou o cargo nesta segunda-feira (24). No último final de semana, em um grupo de WhatsApp da empresa, circulou um vídeo em que o CEO aparece xingando e expondo dados de um cliente. A agência de viagens, antiga “Hotel Urbano”, vivencia um momento de crise com reclamações de clientes que não conseguem viajar.

As polêmicas envolvendo o CEO

Em alguns trechos do vídeo, o ex-CEO afirma ironicamente: “Agora você não vai ter dinheiro para viajar para lugar nenhum, acabou". Em outro momento, diz: "Tá arriscado alguém bater na tua m* da tua casa hoje".

Confira o vídeo:


Leia também: Entrega de prêmio a Buarque corrige “um dos maiores absurdos” contra a cultura, diz Lula

Essa não é a primeira vez que o ex-CEO se envolve em polêmicas. Ele já havia publicado um vídeo em que debochava de clientes insatisfeitos.

Em carta de renúncia divulgada nesta segunda (24), ele citou o rapper norte-americano Eminem, admitiu que está “prejudicando muitas pessoas” e revelou que o Otávio Brissant, conselheiro geral, assumirá o cargo. Além disso, João segue ainda como responsável legal e principal acionista do Hurb.

“Está claro que este acontecimento é um reflexo de mim - e as críticas que recebi são um forte lembrete de que devo mudar fundamentalmente como líder e crescer”, afirmou o fundador em extensa carta divulgada pelas redes sociais. 

A crise do Hurb

Devido a atrasos ou falta de pagamentos da empresa, hotéis e pousadas que prestam serviço à plataforma suspenderam inúmeras reservas de hospedagem nas últimas semanas. Como consequência, clientes de todo o país fizeram reclamações nas redes sociais e em sites de atendimento ao consumidor.

Aqueles que fizeram compras de viagens pela agência relatam dificuldades em marcar uma data do passeio, além disso, sofrem com voos e hospedagens cancelados.

Com a proposta de ser economicamente mais acessível, um dos serviços oferecidos pelo Hurb permite que o cliente escolha três datas possíveis e a companhia se responsabiliza em entregar a viagem em uma delas. Entretanto, viajantes relatam adiamentos seguidos que impossibilitam o que foi anteriormente acordado.

Nos últimos seis meses, o Hurb acumulou quase 30 mil reclamações no site "ReclameAqui".

O que diz a agência de viagens?

O portal da TV Cultura entrou em contato com a empresa que respondeu que durante os mais de 12 anos de atuação sempre prezou pela transparência com viajantes e parceiros.

Sobre os pacotes flexíveis, disse ainda que caso não forem encontrados voos dentro do tarifário promocional, o viajante é orientado a sugerir novas datas considerando a validade do pacote. O Hurb afirmou que se compromete a seguir as obrigações contratuais no tempo acordado.

Os clientes que tiveram as reservas canceladas pelos parceiros poderão procurar os canais de atendimento fornecidos pela companhia.

Por fim, a agência apontou como uma das justificativas a instabilidade no setor do turismo causada pela pandemia de covid-19.

Somente em 2023, a companhia diz ter operado mais de 400 mil viajantes. 

Repercussão nas redes

A renúncia do CEO e a situação da agência de viagens se tornou um dos assuntos mais comentados do Twitter, rendendo memes e reclamações de usuários. 


Leia também: Dia Mundial de Enfrentamento à Meningite: SP registra 123% de aumento de casos em 2022