Após cumprir agenda em Portugal, o presidente Lula chega nesta terça-feira (25) à Espanha para se reunir com empresários e centrais sindicais do país.
Na quarta-feira (26), o petista também deve se encontrar com o presidente do governo, Pedro Sánchez, no Palácio da Moncloa, em Madri, e com o rei Felipe VI para um almoço, antes de retornar ao Brasil. Esta é a primeira viagem de Lula à Europa neste terceiro mandato. Nos últimos meses, o presidente já visitou Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China e Emirados Árabes.
Leia também: Joe Biden anuncia oficialmente que concorrerá à reeleição nos EUA em 2024
Em Portugal, Lula discursa para deputados e fala gera tumulto entre parlamentares
Segundo o Itamaraty, a viagem do presidente para Portugal e Espanha está "no contexto de relançamento das relações com a Europa e com o mundo".
Em Portugal, Lula enfatizou durante discurso que pretende estreitar a relação entre os setores empresariais de Brasil e Portugal. "Podemos ser mais ousados. Permitir que nossos empresários e ministros conversem mais. Discutam mais em busca de perspectivas de futuro no financiamento de nossas indústrias e produtos", afirmou o presidente na ocasião.
Além disso, Lula entregou o prêmio Camões ao cantor e compositor Chico Buarque, com quatro anos de atraso.
REDES SOCIAIS