Notícias

Café e chá podem reduzir o risco de morte em adultos com diabetes, afirma estudo

Segundo a pesquisa, doença cardiovascular é a causa mais comum de morte para pessoas com diabetes tipo 2


25/04/2023 10h55

Dentre adultos que têm diabetes tipo 2, a ingestão chá, café ou água podem reduzir o risco de morte precoce por qualquer causa em cerca de 25%, de acordo com um estudo.

Leia mais: Número de pessoas mortas em seita de jejum no Quênia sobe para 89

Ainda segundo a pesquisa, beber mais bebidas açucaradas aumenta o risco de doenças cardíacas em 25% e o risco de morrer de ataque cardíaco ou outro evento cardiovascular em 29%. A doença cardiovascular é a causa mais comum de morte para pessoas com diabetes tipo 2.

“Certas bebidas são absolutamente mais benéficas do que outras, dependendo do tipo de bebida que você está comparando”, disse o autor do estudo Qi Sun, professor associado de nutrição e epidemiologia na Escola de Saúde Pública Harvard T.H.Chan, em Boston, nos Estados Unidos.

“Com base em nosso estudo, eu classificaria café preto, chá sem açúcar e água pura em relação ao leite com baixo teor de gordura, suco de frutas ou bebidas adoçadas artificialmente. Bebidas adoçadas com açúcar, como refrigerantes de cola, sucos de frutas com alto teor de açúcar e leite integral com alto teor de gordura saturada são fatores de risco conhecidos para o desenvolvimento de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares prematuras”, explica o professor.

De acordo com o estudo, consumir grandes quantidades de café, chá, água e leite com baixo teor de gordura foi associado a menor mortalidade quando comparado a beber uma quantidade baixa. Houve um risco 26% menor de morte precoce associado ao consumo de café, 21% para chá, 23% para água pura e 12% para leite com baixo teor de gordura.

Leia também: Exposição “Michelangelo: O Mestre da Capela Sistina” é prorrogada até o dia 31 de maio

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ex-vereador de Curitiba é preso por porte ilegal de arma de fogo em Campo Largo

Fumantes gastam aproximadamente 8% de toda a sua renda mensal com cigarros

EUA diz que avião chinês fez manobra "agressiva" perto de sua aeronave; Pequim alega invasão

Lula veta projeto de lei que prevê pensão vitalícia para ex-combatentes de Suez

Sudão suspende negociações de trégua com paramilitares na Arábia Saudita