Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Prefeitura de Caraguatatuba
Reprodução/ Prefeitura de Caraguatatuba

O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira (25) a Campanha Nacional de Combate à Malária. Com o slogan O combate à malária acontece com a participação de todos: cidadãos, comunidade e governo, e tem como foco a Região Amazônica, que concentra 99% dos casos no país.

Leia mais: São Paulo amplia vacinação bivalente contra Covid para maiores de 18 anos

A doença, cuja incidência ocorre nas populações de maior vulnerabilidade social, representa um grande problema de saúde pública no país. A data marca o Dia Mundial de Luta Contra a Malária e os 20 anos de atuação do Programa Nacional de Prevenção e Controle da Malária.

De acordo com a secretaria federal de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, as duas ações serão realizadas em busca da eliminação da doença até 2035.

A primeira ação é o decreto para criação do Comitê Interministerial para concentrar ações na eliminação de doenças de determinação social, como a malária, assinado no último dia 17 pelo presidente Lula. A segunda ação é a formação do Grupo de Trabalho na Região da Amazônia Legal como um plano estratégico para a região.

Em 2019, o Brasil registrou mais 153 mil casos de malária; em 2020 foram 143 mil; em 2021, 193 mil casos; e em 2022, foram registrados 129 mil casos da doença e 50 óbitos.

Dados preliminares da pasta mostram que nos dois primeiros meses de 2023 já foram registrados 21.273 casos, um aumento de 12,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

Leia também: WhatsApp libera uso da conta em até quatro celulares ao mesmo tempo