Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

O Dia Mundial do Trabalhador é celebrado no Brasil oficialmente há 90 anos. Foi em 1925, por meio de um decreto do então presidente Artur Bernardes, que o 1º de maio foi instituído como feriado nacional.

Veja imagens: Webstory: Conheça cinco curiosidades sobre o dia do trabalhador

Como surgiu a data

O Dia Internacional do Trabalho surgiu para homenagear a luta de trabalhadores por melhores condições de trabalho. 

No dia 1º de maio de 1886,trabalhadores de Chicago, nos Estados Unidos, organizaram uma greve geral. Uma das reivindicações era a redução da jornada de trabalho de 13 para 8h diárias. O ato paralisou o país e ficou marcado por passeatas, piquetes e violência.

Celebração brasileira

No Brasil, embora haja registros de manifestações operárias já no fim do século XIX, a data foi oficializada durante a gestão do presidente Artur Bernardes, em 1924. A instauração do feriado de Primeiro de Maio veio nesse governo, por decreto de 26 de setembro de 1924. "Artigo único: é considerado feriado nacional o dia 1 de maio, consagrado à confraternidade universal das classes operárias e à comemoração dos mártires do trabalho; revogadas as disposições em contrário", diz o documento.

Mas, como atestam historiadores contemporâneos, acabou sendo apropriada pela gestão Getúlio Vargas, que sancionada a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em 1943. 

Direito dos trabalhadores

A OIT (Organização Internacional do Trabalho) sugere que o trabalhador tenha direito a um mínimo de três semanas de descanso remunerado. Apesar disso, nem todos os países seguem essa linha.

Na China e na Nigéria, por exemplo, os funcionários ainda não tem seus direitos garantidos e só podem tirar cinco dias de férias por ano. 

Homenagem no Vaticano 

No Vaticano, todo 1º de maio é celebrada uma missa, em homenagem aos trabalhadores, mas por lá a data se chama Dia de São José Operário. Nos textos, o Papa levanta pautas como: exploração do trabalhador, dignidade, o direito a um trabalho e outras tão importantes quanto.

Em 2022, o discurso no Sacerdote prestou homenagem especialmente aos Jornalistas, trazendo dados sobre a classe desses profissionais, que dada a pandemia sofriam com violência causada pela propagação da desinformação.

É comemorado mundialmente, mas não no mesmo dia 

O Dia do Trabalho é reconhecido em 157 países, mas nem todos celebram a data no dia primeiro de maio.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a data é sempre a primeira segunda-feira de setembro e marca uma série de festas e atrações no país. No Japão, o Dia de Ação de Graças ao Trabalhador é celebrado em 23 de novembro.

Na Austrália, o dia é sempre a primeira ou segunda-feira de março, em algumas regiões na primeira segunda-feira de outubro. Isso também muda no Canadá e na Nova Zelândia.