A União Europeia (UE) criou uma regulação rígida inédita que afeta as principais empresas de tecnologia do mundo. Por meio da lei “Ato de Serviços Digitais” (“Digital Services Act”), 19 “big techs” deverão passar um controle reforçado, incluindo a exposição de algoritmos a órgãos reguladores. A medida, que abrange empresas como TikTok, Facebook e Twitter, passa a entrar em vigor em agosto deste ano.
Segundo a Comissão Europeia, as plataformas digitais devem compartilhar os algoritmos obtidos com especialistas da União Europeia e configurar anúncios para que não sejam baseados em dados privados do usuário (como religião e orientação sexual). Além disso, as empresas deverão passar por um reforço nos sistemas de privacidade e segurança já vigentes, bem como fornecer o direito ao usuário de não aceitar os sistemas de recomendação implantados pelas redes sociais.
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Prazo apertado
As "big techs", que possuem cada uma mais de 45 milhões de usuários ativos por mês na UE, têm quatro meses para se adequarem à nova lei. Caso contrário, as empresas poderão ser proibidas de operar nos 27 países da UE. Há ainda sanções financeiras, com multas que podem chegar a 6% da receita anual global das companhias.
Confira a lista das 19 empresas incluídas na regulação:
1) Alibaba AliExpress
2) Amazon Marketplace
3) Apple (AppStore)
4) Booking.com
5) Facebook
6) Google Play
7) Google Maps
8) Google Shopping
9) Instagram
10) LinkedIn
11) Pinterest
12) Snapchat
13) TikTok
14) Twitter
15) Wikipedia
16) YouTube
17) Zalando
18) Bing
19) Google Search
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