O Governo do Estado de São Paulo lançou nessa quarta-feira (26) o programa Jovem Aprendiz Paulista, que pretende oferecer 60 mil vagas de emprego para jovens de 14 a 18 anos que serão contratados por micro e pequenas empresas das regiões que moram e devem seguir os estudos em paralelo com o trabalho.
Leia mais: Enem 2023: candidatos podem pedir isenção de taxa até sexta-feira (28); veja como solicitar
Os estudantes terão remuneração mensal de até R$ 917,59, com jornadas que variam de quatro a seis horas diárias, e até 24 meses de trabalho em cada oportunidade. Os jovens terão um dia por semana exclusivo para capacitação online.
"Abrir a porta do mercado de trabalho para um jovem é bom e começar a trabalhar com 14 anos é bom, não é ruim. Isso não diminui ninguém, engrandece. Isso traz responsabilidade, isso traz esperança", afirmou o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Serão investidos R$ 145,5 milhões por parte das secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Projetos Estratégicos para a contratação dos aprendizes, comandadas pelos secretários Jorge Lima e Guilherme Afif Domingos.
“Abrir as portas do mercado de trabalho para os jovens é muito gratificante, isso oferece responsabilidade e esperança. É um projeto que vai dar milhares de oportunidades e transformar a nossa sociedade. O Jovem Aprendiz Paulista, para mim, é o projeto que tenho mais carinho e o mais importante. Vamos mudar a trajetória de muita gente que tem talento e precisa de oportunidades”, disse Tarcisio.
Empresários e estudantes podem se inscrever por meio do site Jovem Aprendiz Paulista. Os selecionados serão informados por e-mail e mensagem SMS. As famílias dos aprendizes também vão participar de todo o processo de contratação, com acompanhamento e orientação de pais e responsáveis por profissionais do programa.
Leia também: Neymar retorna ao CT do PSG após cirurgia e retira bota de imobilização
REDES SOCIAIS