Notícias

Governo de São Paulo cria cartilha de Mapa de Risco de deslizamento e inundações

O formato é inédito no país e é mais uma ferramenta na prevenção de desastres e alerta à população


27/04/2023 11h53

O Governo de São Paulo, por meio da Defesa Civil do Estado, desenvolveu duas cartilhas de Mapas de Risco, uma sobre deslizamentos de terra e outra sobre inundação, para tornar mais acessível o compartilhamento de informações sobre como a população pode se prevenir.

Leia mais: Filha de Arlindo Cruz acusa cuidador do cantor de importunação sexual

O material denominado de Mapa de Risco Comunitário foi organizado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC) e tem o objetivo de levar informações técnicas já disponíveis em meios digitais em uma linguagem didática e de fácil compreensão para qualquer cidadão.

As cartilhas se comunicam de forma bastante visual. O conteúdo orienta sobre como identificar os sinais de um deslizamento ou de uma inundação antes que os eventos aconteçam, e assim organizar o abandono do local. Placas de identificação e cuidados que podem preservar o ambiente local e a vida também constam na publicação.

Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Comunicação do Estado, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), as cartilhas de Mapa de Risco possuem manual de instrução e espaço para que o gestor municipal insira as informações das áreas de risco municipais, trace as rotas de fuga, defina os pontos de encontro e o local do abrigo provisório, além de outros dados de interesse que sejam de conhecimento da população local.

O uso das cartilhas pelo poder público municipal independe da existência prévia de qualquer instrumento técnico de identificação e mapeamento de risco municipal.

Leia também: Brasil registra, em média, oito casamentos que envolvem menores de idade por dia

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ex-vereador de Curitiba é preso por porte ilegal de arma de fogo em Campo Largo

Fumantes gastam aproximadamente 8% de toda a sua renda mensal com cigarros

EUA diz que avião chinês fez manobra "agressiva" perto de sua aeronave; Pequim alega invasão

Lula veta projeto de lei que prevê pensão vitalícia para ex-combatentes de Suez

Sudão suspende negociações de trégua com paramilitares na Arábia Saudita