Notícias

“Eu não acredito que ninguém seja contra a igualdade salarial entre homens e mulheres”, diz Cida Gonçalves

No programa, a ministra explica os detalhes do projeto que prevê igualdade salarial


01/05/2023 22h41

O Roda Viva recebe nesta segunda-feira (1º) Cida Gonçalves, ministra das Mulheres.

No Dia do Trabalhador, ela explica os detalhes do projeto que prevê salários iguais para homens e mulheres no Brasil.

Cida Gonçalves ainda fala sobre um dos artigos previstos na proposta e se o governo está ou não aberto a conversas. Além disso, a apresentadora Vera Magalhães questiona a respeito das contrações, se as empresas podem reduzir a admissão de mulheres com a nova lei de paridade salarial.

“Sobre a CLT, o governo não está fechado para negociações, de fato tem um artigo, mas o governo vai ouvir negociações, nós estamos querendo ouvir. O importante é aprovar a legislação, nós precisamos começar e é uma prioridade nossa, e não tem razão de não negociar, no entanto, algumas coisas são inegociáveis”, diz.


“Nós precisamos trabalhar com a perceptiva muito mais ampla, se a gente pegar a licença maternidade, quando ela foi aprovada, todo mundo falou que o número de contração cairia. É um processo de reeducação da sociedade brasileira. Eu não acredito que ninguém em sã consciência seja contra a igualdade salarial entre homens e mulheres. Não pode. É civilizatória. Nenhum empresário vai demitir alguma mulher por causa de uma lei”, acrescenta.

O Projeto de Lei prevê medidas que fortaleçam a fiscalização e o combate à discriminação salarial, além de tornar as empresas mais transparentes. A proposta, que altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), já está na Câmara dos Deputados e é de autoria da ministra e de Luiz Marinho, ministro do Trabalho.

Participam da bancada de entrevistadores Ana Fontes, fundadora da Rede Mulher Empreendedora, Silvia Chakian, promotora de justiça de enfrentamento à violência contra a Mulher do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), Joana Cunha, repórter especial da Folha de S.Paulo, Cristiane Barbieri, repórter especial da Agência Estado, e Mafoane Odara, executiva de recursos humanos e colunista da Marie Claire.

Traço feminino

Para fazer as ilustrações do programa, a convidada será Cecília Marins. Entre outros trabalhos, a quadrinista e ilustradora ajudou a levar o jornalismo em quadrinhos brasileiro para fora com a reportagem Favela vs. COVID-19, uma colaboração com o portal polonês Outride, que venceu o prêmio de melhor reportagem de saúde do International Center For Journalists.

Assista ao programa completo: 

Com apresentação de Vera Magalhães, a entrevista vai ao ar a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ex-vereador de Curitiba é preso por porte ilegal de arma de fogo em Campo Largo

Fumantes gastam aproximadamente 8% de toda a sua renda mensal com cigarros

EUA diz que avião chinês fez manobra "agressiva" perto de sua aeronave; Pequim alega invasão

Lula veta projeto de lei que prevê pensão vitalícia para ex-combatentes de Suez

Sudão suspende negociações de trégua com paramilitares na Arábia Saudita