Notícias

Preconceito atinge três em cada quatro PCDs ao se deslocar, aponta pesquisa

O estudo revela inúmeros desafios enfrentados pela população PCD em seus deslocamentos pelas cidades


02/05/2023 12h48

Um levantamento mostrou que 77% das pessoas com deficiência já passaram por pelo menos uma situação de preconceito durante seus deslocamentos pela cidade. A pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, com o apoio da Uber, foi divulgada nesta terça-feira (2).

Leia mais: Austrália anuncia que vai estabelecer novas regras para coibir o uso de cigarros eletrônicos

Segundo a pesquisa, 86% dos entrevistados também afirmaram ter algum medo relacionado à segurança, como ser furtado ou assaltado, ser agredido fisicamente ou sofrer um acidente de trânsito.

Dos entrevistados que utilizam transporte público, 45% afirmaram ter algum tipo de restrição na região onde moram, 79% disseram que já chegaram atrasados ou até mesmo perderam algum compromisso por conta da falta de acessibilidade nos trajetos que fazem. O número representa cerca de 13 milhões de pessoas.

Ir a pé ou se deslocar com cadeira de rodas (50%) e carro particular (47%) são as formas de deslocamento mais utilizadas, 43% também declararam utilizar transporte por aplicativo, 34% utilizam ônibus ou van municipal e 14% metrô.

Para Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, o estudo revela inúmeros desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência em seus deslocamentos pelas cidades, onde a maioria dos entrevistados concorda que faltam opções de transporte seguro e confortável.

"A escassez de informação é apontada pelos entrevistados como uma das principais causas para o preconceito, que acarreta uma série de restrições em seus deslocamentos pelas cidades. Para combater o preconceito e promover uma sociedade mais inclusiva, é necessário educar a população para a inclusão de pessoas com deficiência. Empresas e governos precisam trabalhar juntos para implementar soluções efetivas e sustentáveis que garantam o direito de ir e vir, assegurando às pessoas com deficiência mais oportunidades de mobilidade pelas cidades", afirmou Meirelles, em nota.

Leia também: Após “Dahmer”, Netflix anuncia antologia sobre os Irmãos Menendez

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ex-vereador de Curitiba é preso por porte ilegal de arma de fogo em Campo Largo

Fumantes gastam aproximadamente 8% de toda a sua renda mensal com cigarros

EUA diz que avião chinês fez manobra "agressiva" perto de sua aeronave; Pequim alega invasão

Lula veta projeto de lei que prevê pensão vitalícia para ex-combatentes de Suez

Sudão suspende negociações de trégua com paramilitares na Arábia Saudita