Notícias

Moraes vota para tornar réus mais 250 denunciados por atos golpistas

Nos dois julgamentos anteriores, o Supremo decidiu pela abertura de ações penais contra 300 pessoas envolvidas no ocorrido


03/05/2023 07h45

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou para tornar réus 250 acusados de participação nos atos golpistas de 8 de janeiro. O julgamento do terceiro conjunto de denúncias contra os envolvidos nos atos antidemocráticos começou nesta quarta-feira (3), no plenário virtual.

Nos dois julgamentos anteriores, o Supremo decidiu pela abertura de ações penais contra 300 pessoas envolvidas no ocorrido. Contra estas decisões, cabe recurso. Em seguida, haverá nova coleta de provas, tomada de depoimentos de testemunhas, além de interrogatórios dos réus. Não há prazo para a conclusão dos julgamentos.

Leia também: PF faz buscas na casa de Bolsonaro e prende ex-ajudante Mauro Cid

STF conclui julgamento e torna réus outros 200 denunciados por atos antidemocráticos

Ao longo dos julgamentos, os ministros analisam a situação individual de cada investigado, seguindo o que prevê a Constituição.

Desde o ataque, a PGR já denunciou 1.390 pessoas por atos antidemocráticos, sendo 239 como executores, 1.150 no núcleo dos incitadores e uma pessoa no núcleo que investiga suposta omissão de agentes públicos.

Os réus vão responder por associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça com emprego de substância inflamável contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima e por deterioração de patrimônio tombado.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ex-vereador de Curitiba é preso por porte ilegal de arma de fogo em Campo Largo

Fumantes gastam aproximadamente 8% de toda a sua renda mensal com cigarros

EUA diz que avião chinês fez manobra "agressiva" perto de sua aeronave; Pequim alega invasão

Lula veta projeto de lei que prevê pensão vitalícia para ex-combatentes de Suez

Sudão suspende negociações de trégua com paramilitares na Arábia Saudita