Governo publica decreto que exige visto para turistas dos EUA, Canadá, Austrália e Japão
Em 2019, Jair Bolsonaro decretou que a apresentação de visto para turistas residentes nesses países não era mais obrigatória
03/05/2023 09h17
O Governo Federal publicou nesta quarta-feira (3) um decreto oficializando o retorno da exigência de visto para turistas dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão. A medida passará a valer a partir do dia 1º de outubro deste ano.
Em 2019, o ex-presidente Jair Bolsonaro decretou que a apresentação de visto para turistas residentes nesses países não era mais obrigatória. Dessa forma, os visitantes poderiam permanecer no Brasil por até 180 dias, sem a necessidade de visto, para turismo, negócios, trânsito, atividades artísticas e esportivas ou em situações excepcionais por interesse nacional.
Leia também: PF faz buscas na casa de Bolsonaro e prende ex-ajudante Mauro Cid
Pelo menos 95 pessoas morrem após noite de fortes chuvas e inundações em Ruanda
Já em março deste ano, o presidente Lula determinou que o Itamaraty voltasse a exigir o documento. A medida se baseou no fato de turistas brasileiros precisarem de visto para visitar esses países.
Segundo apontam especialistas, não houve aumento no fluxo de turistas de modo considerável desde que o Brasil parou de exigir vistos para EUA, Canadá, Austrália e Japão.
REDES SOCIAIS