Câmara aprova projeto que prevê salários iguais para homens e mulheres
Descumprimento da regra pode causar multa; medida vale para funcionários com a mesma função
04/05/2023 19h17
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (4) um projeto que prevê igualdade salarial para homens e mulheres que exerçam a mesma função. Foram 325 votos favoráveis e 36 contrários. O texto segue para análise do Senado.
A proposta prevê o pagamento de multa equivalente a dez vezes o valor do salário que a pessoa discriminada deveria receber. A cobrança vai ser dobrada em caso de reincidência, a nova punição também vai valer para casos de discriminação salarial por etnia, nacionalidade ou idade.
Leia mais: Militar que diz saber quem matou Marielle Franco vai depor novamente, diz PF
“Falar de igualdade salarial é falar sobre a emancipação das mulheres", disse a relatora ao defender a proposta na sessão dessa quarta-feira. "A luta das mulheres é a promoção da implementação de programas de diversidade no ambiente de trabalho, que incluam capacitação de gestores, lideranças, empregadores”, disse a deputada Jack Rocha (PT-ES), relatora do projeto.
O texto ainda estabelece iniciativas para alcançar a igualdade salarial e a publicação semestral de relatórios de transparência salarial.
“Acreditamos que o Estado deve atuar para realmente ser um agente de transformação cultural que fomente uma cultura de isonomia, compatível com nossos valores constitucionais e com os direitos humanos”, afirmou Jack Rocha.
Em uma rede social, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou a aprovação.
Leia também: STF forma maioria para derrubar perdão de Bolsonaro a Daniel Silveira
REDES SOCIAIS