Grupo de mergulhadores registra raia-jamanta de quatro metros em Santos
De acordo com o projeto Mantas do Brasil, a espécie está ameaçada de extinção e não era vista no local desde 2019
05/05/2023 07h02
Um grupo de mergulhadores encontrou uma raia-jamanta de aproximadamente quatro metros de comprimento no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, no litoral de São Paulo. De acordo com o projeto Mantas do Brasil, a espécie está ameaçada de extinção e não era vista no local desde 2019.
A raia fêmea foi vista pelos mergulhadores do Mantas do Brasil na última segunda-feira (1º). Nas imagens feitas pelo grupo, é possível ver o animal nadando sobre eles. Nos últimos 10 anos, o projeto registrou aproximadamente 90 raias-jamanta no local e ressaltou que a situação se tornou menos frequente pela falta de conservação.
Leia também: Projeto de lei com política de reajuste do salário mínimo é enviado ao Congresso
Presidente do Senado apresenta projeto para regulamentar uso das inteligências artificiais
Ainda segundo o Mantas do Brasil, essa espécie pode ultrapassar sete metros de comprimento e pesar aproximadamente duas toneladas. Uma raia-jamanta costuma frequentar o litoral paulista nos meses em que a temperatura da água está baixa e chega a fazer mergulhos de mais de mil metros de profundidade no oceano.
"Essas arraias não possuem ferrão como a maioria das arraias de água doce, seu principal mecanismo de defesa é seu tamanho e velocidade", informou a entidade.
O projeto Mantas do Brasil foi fundado há 10 anos em Santos (SP) e tem como objetivo conhecer e preservar as maiores arraias do mundo, as raias-jamanta, por meio de ações de pesquisa e educação ambiental.
REDES SOCIAIS