Notícias

Lula comemora fim da emergência de Covid e critica governo Bolsonaro: “Vidas poderiam ter sido salvas”

Após três anos, OMS declarou que a doença não é mais uma emergência de saúde global; mais de 700 mil pessoas morreram no Brasil


05/05/2023 16h30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou nesta sexta-feira (5) o fim da emergência sanitária da Covid-19. Em uma rede social, o petista criticou o governo ‘negacionista’ de Jair Bolsonaro (PL) e afirmou que vidas poderiam ter sido salvas.

“E acredito que ao menos metade das vidas poderiam ter sido salvas se não tivéssemos um governo negacionista. Vidas perdidas pela negação da ciência. Por um governo que não comprou vacinas logo quando foram ofertadas ao país e incentivou o uso de remédios sem comprovação científica”, escreveu.

Leia mais: "Maurício de Sousa é um grande produtor literário", diz escritor português sobre polêmica na ABL

Apesar do decreto, o presidente ressaltou que os cuidados ainda precisam ser tomados.

“A pandemia ainda não acabou. Tomem as doses de reforço e não deixem de ter o esquema vacinal sempre completo. E o governo federal irá incentivar a saúde, ciência e pesquisa no nosso país. Irá atuar para preservar vidas”, acrescentou.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta sexta-feira (5) que a Covid-19 não se enquadra mais como uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII).

A decisão acontece após vários países começarem a suspender os estados de emergência locais. O Brasil, por exemplo, fez isso em abril do ano passado, na contramão do que dizia a OMS na época.

O ESPII é o título de alerta mais alto da organização, declarado para o surto do novo coronavírus no final de janeiro de 2020, há três anos atrás.

Mais de 700 mil pessoas morreram por conta da Covid-19 no Brasil. Pelas estimativas, mais de 7 milhões de pessoas morreram em decorrência da doença em todo o mundo.

Leia também: Lula se encontra com primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ex-vereador de Curitiba é preso por porte ilegal de arma de fogo em Campo Largo

Fumantes gastam aproximadamente 8% de toda a sua renda mensal com cigarros

EUA diz que avião chinês fez manobra "agressiva" perto de sua aeronave; Pequim alega invasão

Lula veta projeto de lei que prevê pensão vitalícia para ex-combatentes de Suez

Sudão suspende negociações de trégua com paramilitares na Arábia Saudita