O Roda Viva recebe o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (8).
Na edição, o magistrado fala sobre a fala sobre os erros cometidos durante a Operação Lava Jato e como o discurso antipolítica impactou na vitória de Jair Bolsonaro na eleição presidencial em 2018.
“O discurso sobre combate à corrupção deve ser feito nos marcos da legalidade. Eu acho que houve um erro do governo do PT, da Dilma Rousseff de criar a delação sem nenhum parâmetro, quando esse texto foi redigido, certamente, pelo Sergio Moro, até pela má redação deve ter sido o Moro, o Deltan Dallagnol e coisas do gênero.
"Eu não estou exagerando, o germe desse fascismo vem disto, desse modelo que levou uma sucata do sistema político. Bolsonaro só se elege em um contexto com a classe política, o discurso antipolítica pegou e fez com que ele surgisse como uma alternativa de decisão e as pessoas embarcaram nisso. A Lava Jato faz de Bolsonaro o seu candidato, é bom que isso seja dito, o discurso antipolítica vem da Lava Jato", pontua.
Participam da bancada de entrevistadores Isadora Peron, repórter do Valor Econômico, Felipe Recondo, jornalista do site Jota, João Almeida Moreira, jornalista português correspondente do Diário de Notícias, Eloisa Machado de Almeida, professora da Fundação Getulio Vargas (FGV) e doutora em Direito, e Ricardo Brito, repórter da Agência Reuters.
Para fazer as charges do programa, o convidado será o ilustrador Érico San Juan. O designer já teve trabalhos publicados nas revistas Mad, Monet e Cult, além de integrar a Bienal Internacional da Caricatura do Rio de Janeiro e o Salão Internacional de Humor de Piracicaba.
Assista ao programa completo:
Com apresentação de Vera Magalhães, a entrevista vai ao ar a partir das 22h ao vivo na TV Cultura, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS