Vladimir Putin disse nesta terça-feira (9) durante o discurso do Dia da Vitória, que relembra a derrota da Alemanha, que uma "guerra real" está sendo travada novamente contra a Rússia. A fala foi feita na Praça Vermelha, em Moscou, e durou cerca de 10 minutos.
"Hoje, a civilização está novamente em um ponto de virada decisivo. Uma verdadeira guerra foi desencadeada contra nossa pátria. Nós repelimos o terrorismo internacional", afirmou.
Além disso, o presidente russo disse que "as elites globalistas ocidentais" estão semeando a russofobia e o nacionalismo agressivo, enquanto o povo ucraniano se tornou "refém de um golpe de Estado" e das ambições do Ocidente.
Leia também: Milhares protestam na Sérvia após ataques a tiros
Bombardeios israelenses matam 12 pessoas na Faixa de Gaza
Putin saudou os russos que estão em combate na Ucrânia e os classificou como “heróis”. "Todo o país se uniu para apoiar nossos heróis. Todos estão prontos para ajudar, rezando por vocês", disse ele.
Nenhum líder do Ocidente compareceu à cerimônia russa.
Anteriormente ao discurso do líder russo, a Ucrânia foi alvo de novos ataques. Autoridades do país disseram ter conseguido derrubar 23 dos 25 mísseis que foram lançados contra Kiev. Não há informações de feridos. Esta foi a segunda noite consecutiva de grandes ataques aéreos russos e a quinta até agora neste mês.
REDES SOCIAIS