James Webb descobre novos cinturões de asteroides ao redor de uma das estrelas mais brilhantes do céu
Fomalhaut está localizada a 25 anos-luz da Terra, e costuma ser usada como um ponto de referência pelos astrônomos amadores
11/05/2023 06h32
Novas imagens de alta resolução capturadas pelo Telescópio Espacial James Webb (JWST) mostram detalhes desconhecidos de uma das estrelas mais brilhantes em nosso céu noturno.
De acordo com um artigo publicado na revista científica "Nature Astronomy", por meio das imagens dos supertelescópios, cientistas encontraram dois novos cinturões de asteroides ao redor da estrela Fomalhaut e apontam evidências do que pode ser um sistema planetário complexo e possivelmente ativo.
Leia também: "Estado está com medo de perder a soberania para as big techs", afirma Pondé
Fernando Collor pode ser condenado a 22 anos de prisão após pedido da PGR
Fomalhaut está localizada a 25 anos-luz da Terra, e não é a estrela mais brilhante em nosso céu noturno. Porém, ela pode ser identificada facilmente a olho nu e costuma ser usada como um ponto de referência pelos astrônomos amadores. Ela fica na constelação de Piscis Austrinus.
James Webb revelou a existência de dois adicionais mais próximos da estrela, sendo um interno brilhante e um anel intermediário estreito. Segundo especialistas, esses discos de detritos podem ajudar a desvendar um objetivo antigo da astronomia, que é entender a formação e evolução dos sistemas planetários, especialmente aqueles semelhantes ao nosso.
No caso de Fomalhaut, os discos possuem componentes semelhantes aos que temos aqui no sistema solar da Terra. Apesar disso, nenhum planeta foi de fato descoberto em torno da estrela.
REDES SOCIAIS