O ministro Carlos Fávaro (Agricultura) usou as redes sociais nesta segunda-feira (15) para informar que o Brasil registrou dois casos de gripe aviária em aves silvestres. Os diagnósticos foram feitos no litoral do Espírito Santo.
“Sempre tratamos a Gripe Aviária com total atenção, por isso o Brasil mantém a condição de livre da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP). Tivemos a confirmação de que duas aves silvestres, da espécie conhecida, como Trinta-Réis-de-Bando, ambas do litoral do Espírito Santo, estavam contaminadas com o vírus H5N1. Como sempre, vamos tratar o assunto com a maior transparência e eficiência que o assunto requer. Já estamos adotando todas as providências e reforçando o alerta para que todos façam sua parte”, escreveu.
Em nota, o Ministério da Agricultura avisou que a notificação da infecção pelo vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicida (IAAP) em aves silvestres não afeta a condição do Brasil como país livre da doença.
Leia também: Secretaria da Saúde alerta para baixo estoque de sangue nos hemocentros do estado de SP
Dessa maneira, a pasta pediu para os países membros da Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA) não proibir o comércio internacional de produtos avícolas brasileiros, pois os casos foram registrados em aves silvestres.
Vale lembrar que o Brasil é o maior exportador global de carne de frango.
O ministro ressaltou que é totalmente seguro o consumo da carne de aves e ovos, mas as pessoas devem evitar o contato com animais doentes.
REDES SOCIAIS