Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Flickr/Lula Oficial | Foto: Ricardo Stuckert
Flickr/Lula Oficial | Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viaja nesta quarta-feira (17) para o Japão, para participar da cúpula estendida do G7, na cidade de Hiroshima.

Com escalas no México e no Alasca, ele chegará na cidade na manhã de sexta-feira (19). Além do Brasil, a Índia, Austrália, Indonésia, Coreia do Sul, Vietnã, Ilhas Cook e Comores também estarão presentes no evento.

O convite para a reunião anual do grupo que reúne sete das nações mais industrializadas do mundo (Japão, Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália e Reino Unido) foi feito ao presidente pelo primeiro-ministro japonês Fumio Kishida, durante conversa por telefone em abril.

Os principais temas a serem abordados na Cúpula serão segurança alimentar, os problemas causados pela inflação e o alto endividamento das nações em desenvolvimento, ações de combate às mudanças climáticas, fortalecimento do sistema mundial de saúde e a guerra na Ucrânia.

Leia também: Novos preços do diesel e da gasolina passam a valer nesta quarta-feira (17)

Essa será a terceira visita oficial de Lula ao país. Ele esteve lá em 2005 para uma reunião bilateral, e em 2008, para a cúpula do G8+5 em Hokkaido. Esta será a sétima participação dele em cúpulas do G7 como presidente do Brasil.

Compromissos

Após a chegada, o petista terá pelo menos três reuniões bilaterais em Hiroshima. Estão previstos encontros com Fumio Kishida, Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia, e com Joko Widodo, presidente da Indonésia. Outros governos também manifestaram interesse para reuniões com o mandatário brasileiro.

No sábado (20), às 15h (3h no horário de Brasília), o chefe do Executivo participa da primeira reunião temática de debates prevista na agenda. Na pauta estão os principais desafios contemporâneos, como segurança alimentar, saúde e democracia. Depois, às 17h20 (5h20 no horário de Brasília), o debate será sobre os desafios nas áreas ambiental, enfrentamento das mudanças climáticas e transição energética.

Já no domingo (21), está prevista para às 8h (20h de sábado, no horário de Brasília) uma visita dos chefes de Estado e de Governo ao Memorial da Paz de Hiroshima. Às 9h30 (21h30 de sábado), ocorre a última reunião temática da cúpula, que tratará sobre paz, prosperidade e desenvolvimento.

Leia também: Mega-Sena pode pagar até R$ 10 milhões no sorteio desta quarta-feira (17)