Governo de Montana aprova lei e se torna primeiro estado americano a proibir o TikTok
Medida passa a valer a partir de 1º de janeiro; ByteDance, controladora do TikTok, se defende e diz que irá lutar por seus direitos e da população
17/05/2023 21h03
Montana se tornou o primeiro estado americano a banir o aplicativo TikTok. O governador Greg Gianforte sancionou a lei nesta quarta-feira (17) e a regra passa a valer a partir de 1º de janeiro de 2024.
De acordo com a proposta, as lojas de aplicativos, como Play Store, do Google, e App Store, da Apple, estarão proibidas de comercializar o aplicativo. Caso a lei não for respeitada, há uma previsão de multa de US$ 10 mil.
O TikTok já anunciou que possui 150 milhões de usuários nos Estados Unidos. Porém, não há dados específicos de quantos estão em Montana.
Segundo o governador, a lei irá "proteger os habitantes de Montana da vigilância do Partido Comunista Chinês".
Leia também: Arquiteto do Brexit diz que saída do Reino Unido da UE fracassou
A ByteDance, empresa chinesa que administra o TikTok, se manifestou e afirmou que nunca compartilhou dados de usuários com o governo chinês, nem recebeu pedidos para repassar informações às autoridades chinesas.
Em comunicado após a sanção, a empresa afirmou que a nova lei "infringe os direitos da Primeira Emenda do povo de Montana".
Além disso, a companhia afirmou ainda que "defenderá os direitos" dos seus usuários dentro e fora do estado.
REDES SOCIAIS