Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pexels
Pexels

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) suspendeu nesta quinta-feira (18) a o edital que prevê a compra de 20 mil câmeras inteligentes de segurança com tecnologia de reconhecimento facial. A aquisição fazia parte do Smart Sampa, programa lançado pelo prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB).

A Justiça aceitou um pedido da Bancada Feminista, mandato coletivo do PSol na Câmara Municipal de São Paulo. Na decisão, o juiz Luis Manoel Fonseca Pires, da 3ª Vara da Fazenda Pública, cita o risco de perpetuação de práticas racistas com o uso da tecnologia.

Leia mais: Janja diz que “não existe pintar clima entre criança e um adulto”

“Inúmeros pesquisadores de diversas áreas (direito, psicologia, sociologia, tecnologia de informação entre outras) e instituições renomadas (do Brasil e do exterior) apontam para riscos concretos de reprodução do racismo estrutural no uso do sistema de monitoramento por reconhecimento facial porque essa tecnologia reproduz padrões de discriminação incorporados na cultura e na dinâmica institucional das sociedades sem permitir qualquer revisão desses graves comportamentos”, afirma.

O governo do prefeito Ricardo Nunes pretende criar uma central de monitoramento 24 horas no prédio histórico dos Correios, no Vale do Anhangabaú. No entanto, o juiz argumenta que a medida fere a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A gestão pode recorrer da decisão.

Leia também: Boas Práticas Escolares: Programa mostra alunos que participam da construção de um foguete