Notícias

Terremoto de magnitude 7,7 é registrado no sul do Oceano Pacífico

Um alerta de tsunami chegou a ser emitido para as ilhas da região; o mar ficou agitado em algumas regiões, mas não houve ondas gigantes


19/05/2023 08h10

Um terremoto de magnitude 7,7 foi registrado nesta sexta-feira (19) no sul do Oceano Pacífico, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). Um alerta de tsunami chegou a ser emitido para as ilhas da região.

Os alertas foram emitidos para as áreas de Vanuatu, Nova Caledônia, Fiji e Nova Zelândia. Mas, posteriormente foram descartados. O mar chegou a ficar agitado em algumas regiões, mas não houve ondas gigantes.

O governo de Vanuatu orientou os moradores para que buscassem territórios mais altos. O arquipélago é formado por 80 ilhas e tem cerca de 300 mil habitantes

Leia também: Zelensky participará de cúpula do G7 no Japão

Frio dá trégua no Brasil neste fim de semana

Já o governo da Nova Caledônia determinou que áreas costeiras fossem evacuadas depois do alerta. Mais tarde, a orientação foi suspensa. Cerca de 270 mil pessoas vivem no arquipélago.

A Agência Nacional de Emergência da Nova Zelândia orientou para que pessoas que estivessem em embarcações voltassem para a costa. A Austrália, no entanto, pediu para que moradores da ilha de Lord Howe deixassem as praias por risco de ondas ou fortes correntes.

Segundo o USGS, o tremor foi registrado ao sudeste da Nova Caledônia, com profundidade de 38 km, por volta das 14h no horário local (meia-noite em Brasília).

O terremoto foi seguido de outros 14 tremores, que aconteceram em um intervalo de três horas, com magnitudes entre 4,8 e 5,9, de acordo com o USGS.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ex-vereador de Curitiba é preso por porte ilegal de arma de fogo em Campo Largo

Fumantes gastam aproximadamente 8% de toda a sua renda mensal com cigarros

EUA diz que avião chinês fez manobra "agressiva" perto de sua aeronave; Pequim alega invasão

Lula veta projeto de lei que prevê pensão vitalícia para ex-combatentes de Suez

Sudão suspende negociações de trégua com paramilitares na Arábia Saudita