No Provoca desta terça-feira (23), Marcelo Tas entrevista o físico e engenheiro Ricardo Galvão, um dos cientistas mais importantes do mundo, segundo a revista Nature. O programa vai ao ar na TV Cultura, a partir das 22h.
Atual presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ele conta sobre o convite para dirigir a entidade, o aprendizado com picadas de abelhas, as pressões que sofreu do ex-ministro Ricardo Salles durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) e mais.
Leia mais: Corregedoria da Câmara notifica Deltan Dallagnol sobre cassação da candidatura
Veja os principais pontos abordados por Carlos Fávaro no Roda Viva dessa segunda-feira (22)
O apresentador lhe questiona se ao ser convidado para dirigir o CNPq. "Chorei de emoção (...) porque eu estava entendendo que não era só eu, mas a ciência sendo trazida de volta para o cenário nacional”, explica.
Em outro momento do programa, Tas pergunta se ele já levou picada de abelha. O cientista, por sua vez, responde: “Muitas. Aprendi uma lição muito boa, acho que até por isso eu aceitei entrar para a política. Você tem que aprender a levar picada, aguentar a dor e esperar um pouquinho até ela ficar quentinha, você vai se acostumando”, pontua.
REDES SOCIAIS