Organização Mundial da Saúde lança nova rede de detecção de doenças infecciosas
A Rede Internacional de Vigilância de Patógenos proporcionará uma plataforma para conectar países e regiões, melhorando os sistemas de coleta e análise
20/05/2023 15h36
A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou neste sábado (20), uma rede internacional de vigilância para detectar rapidamente as ameaças que representam doenças infecciosas emergentes, como a covid-19, e compartilhar informação para prevenir pandemias.
Leia mais: Presidente dos EUA quer conversar com Lula sobre guerra na Ucrânia durante o G7, diz assessor
A Rede Internacional de Vigilância de Patógenos (IPSN, na sigla em inglês) proporcionará uma plataforma para conectar países e regiões, melhorando os sistemas de coleta e análise de amostras, disse a OMS.
A rede deve facilitar a identificação rápida e a rastreabilidade das doenças transmissíveis, assim como o intercâmbio de informação e as medidas necessárias para prevenir catástrofes sanitárias como a pandemia de coronavírus.
A nova rede, que será implementada nas vésperas da Assembleia Mundial da Saúde, que a cada ano reúne os países-membros da OMS em Genebra, terá uma secretaria dentro da OMS, "Hub for Pandemic and Epidemic Intelligence" - e reunirá informação sobre pandemias e epidemias.
Leia também: Brasil ganha Leão de Ouro na Bienal de Arquitetura de Veneza
REDES SOCIAIS