"Não vamos aceitar esse tipo de intervenção do Parlamento Europeu", diz ministro da Agricultura
Parlamento aprovou legislação que proíbe commodities procedentes de áreas desmatadas após dezembro de 2020
22/05/2023 23h12
O Roda Viva recebe Carlos Fávaro, ministro da Agricultura, nesta segunda-feira (22).
No programa, o ministro responde sobre o desmatamento. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o desmatamento na Amazônia brasileira em abril diminuiu 68% em relação ao mesmo mês do ano passado.
A área destruída foi de 328,71 km2, uma redução de 68% em relação aos 1.026 km2 desmatados em abril de 2022.
Dados mostram que o desmatamento na Amazônia bateu recorde em 2022, a cobertura vegetal da floresta perdeu 10.573 km², o equivalente a quase 3 mil campos de futebol por dia, segundo relatório divulgado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).
Carlos Fávaro fala sobre as ações, junto ao Ministério do Meio Ambiente, para o combate à destruição da floresta e de outras áreas.
“É preciso comando e controle, e depois, rigor. Rigor com aqueles que insistem em transgredir a legislação. A segunda coisa é incentivo a aqueles que querem expandir os negócios façam em áreas autorizadas. O governo vai agir de forma unida, olhando todo o cenário e incentivando as boas práticas e coibindo os danos ambientais”, responde.
O ministro ainda fala sobre a decisão do Parlamento Europeu, que aprovou uma legislação que proíbe a importação de "commodities sujas" por membros da União Europeia. Com isso, ficam proibidos produtos originários de desmatamento.
“O Brasil vai tratar isso com altivez, com responsabilidade e soberania. Nós não vamos nunca, pela nossa democracia, nos posicionarmos contra legislação de outro país. Chega ser um desagrado o que o parlamento europeu fez em relação à legislação brasileira, que é coerente e respeita o meio ambiente. Não é justo e não vamos aceitar esse tipo de intervenção do parlamento europeu”, acrescenta.
Participam da bancada de entrevistadores Mariana Grilli, jornalista de Agronegócios da Exame, Raphael Salomão, editor-assistente da revista Globo Rural, Jeniffer Gularte, repórter do jornal O Globo, Eduardo Scolese, editor de Política da Folha de S. Paulo, e Isadora Duarte, repórter do Broadcast Agro/ Agência Estado.
Assista ao programa completo:
Com apresentação de Vera Magalhães, a entrevista vai ao ar ao vivo, a partir das 22h, na TV Cultura, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS