“Não há diferença entre invadir o Congresso Nacional e uma área da Embrapa", diz ministro da Agricultura
No Roda Viva, Carlos Fávaro fala sobre a ocupação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em terras agricultáveis e de preservação da Caating da empresa
22/05/2023 23h38
O Roda Viva recebe Carlos Fávaro, ministro da Agricultura, nesta segunda-feira (22).
No programa, o ministro fala sobre como os julgamentos do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre os atos golpistas de 8 de janeiro podem impactar financiadores do agronegócio nos ataques antidemocráticos.
“Temos que agradecer que vivemos em uma democracia, é legítimo a manifestação dentro da ordem e da lei. Aqueles que transgrediram o limite, não respeitaram os limites das urnas e que financiaram atos antidemocráticos serão responsabilizados. Nós temos que ser intransigentes para o bem da democracia, serão poucos, mas eles precisam ser punidos. Não vejo fagulha em alguém para transgredir com atos antidemocráticos nesse momento no Brasil”, afirma.
O ministro ainda faz uma comparação entre a invasão às sedes dos Três Poderes e a invasão da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), na zona rural de Petrolina (PE). O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupou o local.
“Não há diferença entre invadir o Congresso Nacional e uma área da Embrapa, que é uma área pública, do governo, a serviço da ciência e tecnologia. Nós temos que respeitar a lei. O movimento pelas terras é legítimo, desde que seja feito dentro das leis.
Participam da bancada de entrevistadores Mariana Grilli, jornalista de Agronegócios da Exame, Raphael Salomão, editor-assistente da revista Globo Rural, Jeniffer Gularte, repórter do jornal O Globo, Eduardo Scolese, editor de Política da Folha de S. Paulo, e Isadora Duarte, repórter do Broadcast Agro/ Agência Estado.
Assista ao programa completo:
Com apresentação de Vera Magalhães, a entrevista vai ao ar ao vivo, a partir das 22h, na TV Cultura, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS