O Roda Viva desta segunda-feira (22) recebe Carlos Fávaro, ministro da Agricultura.
A emergência da gripe aviária é um dos temas do programa. A apresentadora Vera Magalhães explica que os casos identificados no país são em aves silvestres e pergunta qual o potencial de riscos para população e negócios. O ministro tranquiliza o público e afirma que é seguro consumir carne de frango e ovos.
“O Brasil segue com status livre de gripe aviária, portando, podendo comercializar normalmente. Falar para o cidadão que pode consumir com tranquilidade carne frango e ovos. O que nós temos são casos em aves silvestres, fazendo aumentar o alerta. Se isso se tornar em casos em granjas comerciais, aí sim derruba os mercados internacionais e há um colapso no mercado de produção”, explica.
Fávaro também conta que há uma crise em todo mundo de crise aviária e o Brasil possui um sistema de defesa muito bem definido. O estado de emergência, segundo ele, é para o governo já preparar uma estrutura para combater o problema e mandar recursos aos estados e municípios.
Leia também: "Não vamos aceitar esse tipo de intervenção do Parlamento Europeu", diz ministro da Agricultura
“O Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo. 35% do frango consumido no mundo, tem origem brasileira. Por conta dessa crise sanitária, e pela alta do preço do produto, o relatório do SDA, Ministério da Agricultura Americano, prevê que o Brasil seja o único país exportador de carne que cresceria em 2023, tanto na bovina, suína e aviária”, completa.
Assista ao programa completo:
Participam da bancada de entrevistadores Mariana Grilli, jornalista de Agronegócios da Exame, Raphael Salomão, editor-assistente da revista Globo Rural, Jeniffer Gularte, repórter do jornal O Globo, Eduardo Scolese, editor de Política da Folha de S. Paulo, e Isadora Duarte, repórter do Broadcast Agro/ Agência Estado.
Com apresentação de Vera Magalhães, a entrevista vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS