"Existem dois problemas na decisão do TSE", diz Dallagnol sobre cassação
Segundo o ex-procurador, há problemas na avaliação de provas e em uma hipótese não prevista em lei
29/05/2023 22h31
O Roda Viva recebe nesta segunda-feira (29) Deltan Dallagnol (Podemos-PR), deputado federal cassado e ex-procurador da Lava-Jato.
O político teve seu mandato cassado no último dia 16. A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aconteceu de forma unânime.
Os ministros consideraram que, ao solicitar a exoneração do cargo como procurador da República enquanto poderia ser julgado na Lei da Ficha Limpa, ele teria cometido uma irregularidade.
No programa, Dallagnol afirma que o TSE o condenou sem provas. Além disso, aponta que há dois “erros” no entendimento da Corte Eleitoral.
“Um dos problemas é na avaliação de provas, de chegar a uma conclusão que é contrária à realidade. O outro, que é mais grave, é que eles [ministros] criaram uma hipótese de inelegibilidade que não está prevista em lei. Tem dois problemas: um de interpretação de fato do que aconteceu e o outro de inexistência de regra legal que tipifique o meu comportamento como algo que gera inelegibilidade”, diz.
“O que fizeram comigo foi pensar que no futuro pode haver algo administrativo contra mim e como pode ser que exista, me tornaram inelegíveis sem que esteja previsto em lei”, acrescenta.
Participam da bancada de entrevistadores Bernardo Mello Franco, colunista do jornal O Globo, Camila Mattoso, diretora da sucursal da Folha em Brasília, Carolina Brígido, colunista do UOL, Conrado Corsalette, editor-chefe no Nexo jornal e autor do Livro "Uma Crise Chamada Brasil", e Flavio VM Costa, escritor e editor-chefe do Intercept Brasil.
Apresentado por Vera Magalhães, o programa é exibido ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no app Cultura Play, no site da emissora e nas redes sociais YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS